Metodologia de Trabalho

1ª passo: Briefing e definição

1ª etapa: inicia-se com a primeira reunião com o cliente para definição dos objetivos e budget. Nesta etapa levantamos, entre outras, as seguintes questões: O que se pretende com o website? Qual o retorno esperado? Quanto se tem para gastar no Projeto? Qual o prazo para desenvolvimento? O que deverá estar implementado logo de início?

2ª etapa: a equipe recebe e analisa as informações, identifica os objetivos e apresenta soluções que atendam o budget, ao prazo estabelecido em contrato e as necessidades do cliente. O tamanho, complexidade e peculiaridades do projeto começam a se definir. Elaboramos o cronograma para a execução dos trabalhos, definimos as tarefas de cada membro da equipe e as estimativas de custos de criação, produção, desenvolvimento e administração.

3ª etapa: envolve a apresentação da proposta comercial e aprovação do orçamento, assinatura do contrato, entre outros.

4ª etapa: iniciamos à análise e compreensão do cenário competitivo, ou seja, se há sites concorrentes, como são esses sites; análise do público alvo e das tecnologias, ou seja, qual o perfil do público do site, que equipamento estará sendo usado, poderão ser usados plug-ins, qual a resolução ideal; análise dos conteúdos apresentados pelo cliente.

2ª passo: Arquitetura e escopo

A arquitetura da informação é uma das fases mais críticas do projeto. O Gerente de Projetos junto com a equipe determinam onde os diferentes grupos de informação irão se encaixar e quais as mídias adequadas. O sucesso do Projeto depende muito de como o site estará estruturado. As informações a serem disponibilizadas deverão ser escolhidas e distribuídas de acordo com as áreas. O segredo é desenvolver um site onde os usuários possam ter acesso às informações com o menor número de cliques possíveis, equilibrando e segmentando o conteúdo para que ele não receba grande quantidade de informações irrelevantes. É muito importante definir as principais estruturas de conteúdo na fase inicial, o que irá assegurar flexibilidade e expansibilidade, do contrário, a estrutura poderá se tornar obsoleta em pouco tempo.

1ª etapa: definição dos conteúdos principais, ou seja, o que deve estar enfatizado.

2ª etapa: definição dos tipos de informação e funcionalidade, ou seja, quais mídias serão usadas, como funcionará a navegação, se a interface será explanatória ou exploratória.

3ª etapa: o que vai ser inserido e aonde, o que irá vir primeiro.

4ª etapa: criação dos grupos principais, ou seja, como as informações deverão estar agrupadas e quais são os grupos principais.

5ª etapa: criação da estrutura do fluxo de informação (flowchart), ou seja, gráfico demonstrando a estruturação do conteúdo e a navegação do site.

3ª passo: Design e criação

Partindo do conceito de Web Arte, que torna cada site uma obra de arte única, inovadora e criativa, o projeto gráfico do site se define e as idéias ganham forma, cores e matizes; outros elementos de áudio e vídeo se encaixam nas posições definidas. Esta não é a única parte onde o design gráfico entra, mas é onde as metáforas visuais se apóiam e melhoram a arquitetura da informação, onde buscamos integrar funcionalidade e beleza estética, a partir da construção de um layout preciso e enriquecedor.

1ª etapa: criação de gráficos, ilustração, digitalização de fotografia, pesquisas de imagens, vídeo, som e textos utilizando ferramentas de ponta: Photoshop, Corel Draw, Fireworks, SoundEdit, Windows Media , Flash, entre outros.

2ª etapa: marcamos reunião para aprovação do cliente apresentando projeto gráfico do site. Telas são geradas para serem visualizadas no computador.

3ª etapa: trabalhamos os conteúdos e serviços do site. Nesta etapa definimos novos postos na equipe como redatores e colaboradores; é criado um novo cronograma de elaboração dos conteúdos.

4ª passo: Produção e desenvolvimento

As equipes de design e programação, em contato permanente, desde as primeiras etapas, orientadas pelo Gerente de Projetos, definem a estrutura dos diretórios, as convenções de nomenclatura de arquivos, o modelo do banco de dados e as ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento. O conteúdo final é implementado pelos redatores e entregue à equipe de design. Os programadores iniciam a produção de scripts, códigos e discutem as melhores alternativas para formulários e páginas dinâmicas. Toda equipe se empenha em revisar e distribuir o conteúdo nas áreas específicas e adicionar os links necessários. Todos os elementos gráficos são produzidos e implementados, inclusive as animações em flash, movie clipes. Nas etapas a seguir disponibilizamos acesso ao cliente, em seu próprio domínio, através de login (nome de usuário e senha) para que ele possa acompanhar a produção e desenvolvimento do seu site. Simultaneamente já estará fazendo correções, solicitando alterações de design, testando serviços online, entre outras coisas.

1ª etapa: pesquisa tecnológica que envolve o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, bem como a utilização das ferramentas de programação.

2ª etapa: teste de interface (beta-testing), ou seja, criação da estrutura básica de navegação em HTML. Testes preliminares para avaliar a eficiência da interface.

3ª etapa: implementação do design em HTML que envolve, entre outras, as tarefas de exportação das telas do Fireworks, para o Dreamweaver, tratamento de imagens, criação de animações, entre outros.

4ª etapa: programação, testes finais, correções e ajustes.

5ª etapa: setup do servidor, ou seja, preparação da Plataforma e aplicações necessárias no servidor onde o site estará hospedado.

6ª etapa: upload dos arquivos, ou seja, envio dos arquivos do site para a máquina host, ajustes e correções eventuais, teste e revisão dos links e arquivos.

5ª passo: Lançamento e administração

Os progressos são monitorados por toda a equipe e os erros vão sendo identificados e corrigidos. Todos os links, códigos e scripts são checados antes do site ir para o ar.

1ª etapa: lançamento e promoção do site - O site é disponibilizado para o público. Mais um site na internet significa mais um entre mais de 2 bilhões de sites existentes, segundo pesquisa da revista britânica "Nature". Planejamos as estratégias mais adequadas de divulgação do novo site na Internet, por exemplo, registro nos maiores mecanismos de busca. Cabe ao cliente comunicar o lançamento do seu site, inclusive, produzir peças publicitárias para ajudar a divulgar as ações da empresa na Internet.

2 ª etapa: administração - nesta etapa, são analisados requerimentos, freqüência e tempo demandado para os trabalhos de atualização e administração do site. O cliente pode ou não manter seu site administrado pela nossa empresa. Criamos, também, soluções para que o próprio cliente possa administrar seu site total ou parcialmente.